domingo, 23 de dezembro de 2007

Ótimos retratos

Retratista Peter Bellamy dá dicas de como conseguir ótimos resultados de seus assuntos.

By Peter Kolonia

Tradução: Goldemberg Fonseca


A melhor coisa de fazer retratos em locações? Você tem melhor controle. Se não gostar do vestuário da pessoa, coloque-o na sombra. Está um pouco irritado? Ofereça um pouco de vinho. Sorriso parece chateado? Tente uma luz de fundo.


Curiosamente, quando se trata de fundos para retratos em locais, muitos fotógrafos não são tão cuidadosos. Frequentemente fotografam onde a pessoa está, contra fundos bagunçados que nada contribuem, e acabam por distrair a atenção do assunto.

“É vergonhoso.” diz o restratista Peter Bellamy (Brooklyn, NY), “Porque não é difícil reparar pequenos problemas de fundos”.

Bellamy, 51, professor adjunto de fotografia do “Brooklyn´s Pratt Institure”, produziu 225 retratos para “The Artist Project” (Abbeville Press, 1991). Seu livro é uma compreensível coleção de retrato de pintores de Nova Iorque do século 20. Ele está agora trabalhando numa coleção de retrato similar de dramaturgos americanos, alguns publicando pela primeira vez.

Bellamy nos dá algumas regras básicas para melhores fundos. Simplicidade. Quando for escolher um fundo, 3 coisas que devem ser evitadas são desordem, alto contraste, e cores muito fortes. Os elementos não devem tirar a atenção do assunto. Ou, então, procure por linhas simples e uma sensação de profundidade de campo.

Antes de fotografar (principalmente retratos em interiores), remova objetos que nada tem a ver com o assunto. “Organize e simplifique”, Bellamy diz. “O fundo deve complementar e não competir.”

Ele geralmente remove pinturas, lâmpadas de mesa, e qualquer coisa que mostre o dia-a-dia: caixas de papel, TV, computadores e outros aparelhos eletrônicos, produtos com logomarcas, e qualquer objeto que seja muito colorido. Menos é geralmente mais.


Adicione objetos que ajudem a definir o espaço ou sugerir qualidades pessoais do seu assunto. Bellamy resume: “Em retrato não há tanta coisa. Cada elemento deve contribuir para a melhor compreensão do assunto principal.” A posicionar os objetos de maneira correta é crucial.

“Adicione o quanto for possível de objetos, mas não perca de vista teu assunto.” Bellamy brinca. Ajuste a abertura entre f/8 ou f/11 para deixar o fundo em foco. “Desfocar o fundo não diz nada sobre o assunto”, e sim adiciona, “faz parecer geralmente um tanto estranho, deslocado. A regra é mostrar, e não esconder.”

Ilumine cuidadosamente para controlar a tonalidade. Capture a cena dentro das possibilidades de contraste de seu equipamento. Não deve haver preto e branco puros. “Deve haver diferenças entre as áreas de tonalidades, densidade e cor, “ diz Bellamy. “Veja a fotografia como uma tela de pintura. Tente cuidadosamente aplicar os tons em toda superfície. Você irá criar um ótimo visual.”

Peça à pessoa que será fotografada para não vestir preto ou branco. É difícil manter a textura e detalhes em ambos.

Posicione sua câmera em paralelo ao fundo. Linhas paralelas da vida real devem estar contidas na fotografia. Portas e janelas paralelas ao limites da imagem. “Paredes curvilíneas distraem e atrapalham de forma inconsciente, “ explica Bellamy. Mas paredes paralelas nos limites da imagem não só estruturam um retrato, como também servem de moldura interna. Usado como linha guia, não? Bellamy resume: “Ao menos que esteja fotografando alguém realmente bonito, famoso, ou expressivamente diferente, será o fundo que irá fazer a diferença em retratos em locação”.

Dicas Bônus

Faça um por dia. Peter bellamy se disciplinou a fazer pelo menos um retrato por dia. “Você apenas melhora com a prática”, ele diz. “Retrato é algo que se aprende, e refina.”

Ilumine pelo lado. Luz lateral mostra a forma do corpo, face, e a forma da roupa. Crie alternadamente áreas de luz e sombra em seus retratos. Apenas não utilize a o flash interno de tua câmera como luz principal.

Movimente. Principalmente para pessoas com poucos gestos e expressões. Até o menor gesto pode dizer alguma coisa.

Convide um amigo. Para manter homens em dispostos e concentrados, Bellamy geralmente convida uma bela mulher ao set, como uma amiga ou uma assistente. Para mulheres, ele convida homens atraentes como assistentes.

Pode e não pode

Pode: Faça pescoços parecerem mais longos; Pode: Peça à pessoa para endireitar os ombros; Pode: Use luz e refletores para ressaltar as linhas faciais; Não pode: Não seja apressado; Não pode: Não tire muitas fotos. Geralmente as pessoas se cansam depois de 40 poses;


Fonte: Popphoto

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial