segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Bons desafios fotográficos [2]

Para não "ganhar as contas" do Blog, vou escrever algumas poucas palavras a respeito do primeiro encontro fotográfico que tive com o Goldemberg.
Como ele disse no post anterior, mantínhamos contato via internet, mas ainda não tínhamos saído para fotografar (várias tentativas, até então frustradas).
Uma discussão comum em fóruns, sites e blogs, é a importância de um bom equipamento. Como o Goldemberg disse, se ele tivesse em mãos um filtro Degradê Neutro, conseguiria tirar um contraluz sem deixar a cidade subexposta.
Ele ainda tinha essa saída, e para quem usa apenas uma compacta (meu caso), o que fazer??
Entramos em outro assunto "polêmico", o uso de ferramentas de edição de imagem.
Uma vez conversando com o Rostev, ele me falou algo do tipo:


"- Se a foto foi mal tirada, não há Photoshop que resolva!"


Em suma, não tenho vergonha de utilizar o Photoshop em minhas fotos, principalmente diante da limitação imposta pela minha câmera.
Agora chega de choro, e vamos ao que interessa:

Este é um contraluz que fiz lá do alto do Edifício Adelina Rigotti.


Casio Exilim EX-Z850 - ISO 50 - F/4,4 - 1/1600s

Aconteceu o que o Goldemberg falou, toda a cidade ficou oculta, pois fiz a fotometria para não estourar o Sol.
Entrando no Photoshop, e clicando em Image->Adjustments->Shadows/Highlights...
Podemos deixar a cidade visível. Eu coloquei entre 30 e 40% em Shadows, e o resultado foi este:



Casio Exilim EX-Z850 - ISO 50 - F/4,4 - 1/1600s

Uma simples operação que trouxe uma melhora significativa a foto. Infelizmente ganhei um pouco de ruído, mas neste tamanho passa despercebido.
Bom, por hoje é só, e até o próximo post!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial