domingo, 16 de dezembro de 2007

Leva de fotógrafos

Alguns meses atrás, estive à procura de sites de fotógrafos brasileiros de moda no intuito de conseguir uma vaga de assistente. Infelizmente, nada consegui além de, resumidamente, "volte mais tarde". Algo relativamente comum, já que, para se ter acesso mais facilmente a esses fotógrafos, necessita-se estar na mesma cidade, ou região, para obter um bom custo/benefício. Afinal, pagar para se trabalhar só mesmo se o que nos espera no futuro é realmente muito bom. Como geralmente as coisas na vida têm dois (ou mais) lados, acabei por entrar em contato com o trabalho de diversos ótimos profissionais na área de moda e retratos fazendo essa busca.

Após feito isto, minha curiosidade em conhecer trabalhos de fotógrafos não conhecidos pelo grande público aguçou de forma exponencial. Aliás, nem mesmo sei se posso fazer tal afirmação. Moro bem afastado do grande centro, onde realmente as coisas voltadas para fotografia acontecem, onde tais profissionais têm maior visibilidade, e por isso minha dúvida. Porém, pelo pouco que conversei com algumas pessoas que se interessam por fotografias, e outras nem tanto, pude perceber que realmente são poucos os nomes que são lembrados e conhecidos pelo público em geral. J.R Duran certamente é o mais conhecidos em razão de seus belos ensaios com belas mulheres para revistas masculinas. Neste caminho, em conhecer novas fontes de qualidade fotográfica, resolvi ir em busca e mostrar nomes vezes conhecidos, vezes nem tanto. Nacionais e internacionais. Porém, sempre com algo salutar no trabalho, e que valha à pena um bom tempo de observação e, se possível, compreensão (da parte de todos) das qualidades técnicas. De certa forma, eu já havia começado a fazer isto sem objetivo definido. (Re) Comecemos.


Sacha Dean Biyan
(Faceta fashion)

Aclamado fotógrafo de moda e fotojornalista, indiano Biyan, naturalizado canadense. Formado em Engenharia Aeronáutica, trabalhou como consultor para a indústria aeronáutica até voltar-se totalmente para a fotografia. Mesmo não tendo formação em fotografia, começou desde muito cedo a fazer experimentos com câmeras, filme e revelação em câmara escura. Sua afinidade com a fotografia fez com trocasse de carreira por volta de seus 30 anos. Já fez trabalhos para algumas das principais revistas de moda, como GQ, Vogue e Marie Claire. Também produziu trabalhos para clientes como Sony Music, Adidas, The Gap, e Discovery. Assim como também produziu um livro com fotos de sua viagem para países como Brasil, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Indonésia etc., resgatando certa pureza e inocência de culturas ancestrais, chamado Spiritus Mundi (ganhei de um grande amado amigo este registro que é simplesmente sensacional).




Imagens retiradas de seu aclamado site Eccentris

Realmente fiquei fascinado com esta faceta autoral e fashion de Sacha Dean Biyan, porque apenas conhecia o lado fotojornalista deste profissional. Faz um uso deslumbrante de cores, contraste, luz e sombra. Deixando assim, suas imagens únicas e icônicas. De forma que faz uso do rústico ao moderno, às vezes mistura ambos os estilos, sem perder a força de seu estilo. Um poderoso uso da criatividade que faz de suas fotografias um estado comprovado de arte. Está na lista de meus favoritos!


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial