sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Fotografe melhor em 60 segundos (5)

Penúltima parte de "Fotografe Melhor em 60 segundos", e este, para mim, é um dos mais importantes para se obter uma boa fotografia. Independente de qual assunto você irá fotografar, se não tiver uma boa composição de cena, fazendo com que os elementos "contem" alguma coisa ao se ver a foto, de nada adiantará ter boa luz, cores e contrastes.

Composição

Poder das linhas

  • Utilize as linhas dentro da imagem para criar um senso de direção.
  • Linhas inclinadas ou oblíquas sugerem movimento, ação e mudança.
  • Linhas curvas ou em forma de “S” sugerem silêncio, calmaria e sensualidade.
  • Linhas convergentes indicam profundidade, dimensão e distância, por exemplo, as linhas de uma estrada convergem até desaparecerem, resultando em uma fotografia de duas dimensões com uma profundidade tridimensional.
  • Elementos repetidos criam senso de movimento, o que geralmente é mais interessante se este ritmo é quebrado por algum outro elemento faltando.

Terços

  • Imagine duas linhas horizontais e duas verticais divididas igualmente na sua imagem, então posicione o seu assunto ou nas linhas ou na intersecção de cada uma: isto pode ser de grande ajuda quando em dúvida de composição.
  • Posicione a linha do horizonte ou mais acima ou abaixo para dar maior ênfase ao chão ou ao céu respectivamente.
  • Nesta imagem, a composição combina cores contrastantes com proporções próximas a um outro princípio, a Proporção Áurea, o que resulta em proporções mais agradáveis.
  • Teste posicionar sua composição um pouquinho para o lado, o que resultará em algo mais dinâmico.

Foco

  • O olho humano é atraído por elementos em foco, e isto influenciará como sua foto será vista.
  • Foco automático (comum em todas as câmeras digitais) focará o que está no centro da imagem. Use o pré-focus para mover o assunto para além do centro. (Isto geralmente é feito, na maioria das câmeras digitais, pressionando o botão de disparo pela metade .
  • Use o zoom de sua lente para reduzir a profundidade de campo (sensação de profundidade) e deixe o plano de fundo fora de foco. Isso dará mais ênfase em qualquer elementos que estiver no primeiro plano.
    Photo © Wendy Ang
Fonte: iDigitalPhoto

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