sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Descubra como ISOs altos podem melhorar a qualidade de suas fotos

Autor: Ibarionex R. Perello
Tradução: Goldemberg Fonseca

Recentemente enquanto criticava o trabalho de um de meus estudantes, percebi que algumas fotos estavam com pouca nitidez, o que imediatamente supus ser tremedura de câmera. Olhamos as informações EXIF da imagem para saber quais eram as especificações utilizadas enquanto usava uma lente de 200mm. Ele fotografou em 1/30 sec. - velocidade muito baixa para usar com uma lente tele, principalmente sem a utilização de um tripé. Quando perguntado por que não elevou o ISO para obter uma velocidade mais apropriada, sua resposta foi super corriqueira.

"Eu não quero ruído em minha foto", disse.

Então, enquanto as imagens definitivamente não tinham ruído, as fotos não estavam nítidas o suficiente para aumentar num tamanho significante. Evitando a aparição de ruído, este fotógrafo trouxe outro problema para si mesmo, e que não poderia ser resolvido com o uso do Photoshop.

A idéia de que ruído deveria ser sempre evitado vem dos primórdios da fotografia digital, quando câmeras produziam imagens com muito ruído mesmo em ISO mais baixo. Quando comparadas com fotos produzidas em filme em ISOs equivalente, o resultado digital não era satisfatório.


Isto tem mudado, então, com os avanços nos designs dos sensores, processamento da câmera e mecanismo de redução de ruído. Grandes resultados têm sido obtidos em ISOs 400, 800 e mesmo maiores. O cerne da questão aqui é quando fazer uso de ISOs altos, e o que fazer quando aparecem ruídos no resultado final.


Entendendo ruído
É importante saber o que é ruído. Cada sensor de câmera, CCD ou CMOS, é feito de diodos sensíveis a luz ou pixels, o qual converte luz (fótons) em sinal digital que então é salvo pela câmera, gerando uma imagem digital. Cada um desses diodos, quando eletricamente utilizados, tem um certo nível de ruído chamado de noise floor (base de ruído). Quanto maior for a quantidade de luz que o sensor receber, menor será a quantidade de ruído que aparecerá na fotografia.

O tamanho do pixel também tem um importante papel na aparição de ruído, o que nas D-SLRs, com seus pixels mais largos, produz menos ruído do que as câmeras compactar, mesmo quando utilizam a mesma resolução. Pixel mais largos resultam melhor absorção de luz e, consequentemente, menos ruído.

Então, quando o nível de luz está baixo, o risco de ruído aumenta. Empregando a aparência dos apectos multicoloridos, ruído é facilmente visto em áreas de cores uniformes como o azul do céu. Ruído também pode ser visto nos canais vermelho e azul de uma imagem digital.

Quando se aumenta o ISO, ruído aumento similarmente parecido com o ruído (estática) ouvido quando se aumenta o volume de seu som. Outros fatorers, includindo calor e o tempo que o sensor permanece carregado, tem impacto na aparição de ruídos. Existem algumas razões justificáveis para a utilização de ISOs altos.


Fotografando com pouca luz
Geralmente sou contratado para fotografar apresentações de músicos, dançarinos e atores. É um trabalho desafiante, ainda mais por não ter o benefício de controlar a luz. Sendo o uso de flash proibido, tenho que tirar o melhor proveito da luz do palco, o que não foi formatado pensando nos fotógrafos.

Iluminação de palco, mesmo as melhores, não nos permite fotografar em ISOs baixos, como 100 ou 200. Tais ISOs poderá resultar em velocidade de obturador de 1/15 ou menores, mesmo quando utilizo lentes zoom com velocidade máxima de abertura de f/2.8. Em situação como esta, utilizar ISOs baixos fará com que seu assunto saia borrado porque a velocidade do obturador é insuficiente para congelar o momento.

A escolha por aumentar o ISO para 800, 1600 e maior é uma situação simples para mim. Tenho que fazer a foto, então prefiro ter uma imagem com ruído e nítida a ter uma sem ruído porém borrada. A foto anterior pode ser ajustada depois. Já o resultado da outra não terá uso nenhum.

Todas as imagens que ilustram este artigos foram capturadas com ISO 800 ou maior. A qualidade dos arquivos está ótimo, mesmo sem utilizar um programa para reduzir o ruído. Isto é uma prova de que fabricantes de câmeras têm alcançado grande sucesso ao produzir sensores e programas de processamento de imagem incorporados nos equipamentos.


Em algumas das imagens aqui, mesmo com ISO em 1600 não me ofereceu a velocidade de obturador por mim desejada, particularmente quando utilizei uma lente zoom rápida 70-200mm. Às vezes sou forçado a fotografar em 1/125 seg., o que só se torna viável por causa do mecanismo estabilizador de imagem. Mesmo que este tipo de mecanismo ajude a não ter uma imagem tremida, isto não me ajuda com o movimento dos artistas.

Coube a mim conseguir bons momentos quando os gestuais estavam no seu máximo. É um desafio, mas algo que deixou a coisa mais fácil foi o fato de minha câmera ter sido preparada para funcionar muito bem em situações difíceis de iluminação.

Aumentando o ISO da câmera, utilizar uma velocidade maior de obturador e segurar corretamente o meu equipamento, eu consegui resultados bem nítidos. Embora houvessem fotos de qualidade menor, obtive uma ótima porcentagem de fotos em boa qualidade dentro do meu critério de avaliação.


A importância da exposição
Exposição é sempre importante quando se fotografa, mas principamente quando se está fotgrafando em condições de luz ruins e ISOs altos. Subexpor a imagem acarretará em maior presença de ruído, ainda mais se você quiser corrigir no Photoshop depois. Extrair a presença de sombras de uma imagem subexposta geralmente só fará com que a presença de ruído seja mais óbvia.

Então, é importante obter a melhor exposição possível, e poucas coisas são melhores para se obter isto do que o histograma. Este gráfico representa as tonalidades de uma imagem, da parte mais clara à mais escura, o que se torna uma ótima ferramenta para saber quando se está excessivamente subexpondo sua imagem.

Para não estourar os tons claros, alguns fotógrafos regulam em -1/3 ou -1/2 pontos a compensação de sua câmera. Isto pode ser uam desvantagem quando se fotografa com pouca luz, já que geralmente resulta em imagens subexpostas além do necessário. Tomando como referência o histograma, você poderá ter um melhor controle de luz e exposição, assergurando que os tons claros e escuros estão corretos.

Em cobertura de apresentações, eu utilizo o modo manual. Modos de exposição automáticos, como prioridade de abertura e prioridade de obturadors, podem ser enganados por elementos claros ou escuros do ambiente. Isto pode acarretar em diminuição na qualidade da imagem. Como geralmente fotografo em ambientes onde o fundo é totalmente preto em razão das luzes serem frontais, a câmera pode ser trapaceada e usar exposição maior que o necessário, podendo resultar em imagens estouradas. Utilizando o modo manual, eu evito tais problemas por assegurar a exposição correta para cada momento. Se a iluminação muda, faço um rápido teste, verifico o histograma e faço as mudanças necessárias.

Exposição é também importante se você estiver utilizando longas exposições, já que há o benefício do artifício de redução de ruído da câmera, o que reduz a presença enquanto o sensor permanece ativo por longos períodos. A desvantagem é que isto se faz presente em longas exposição, o que não dá para ser feito em cobertura de apresentações. Para fotos noturas, utilizar essa função é uma boa pedida.

Fonte: PC Photo

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