sábado, 2 de fevereiro de 2008

Calendário Pirelli

O que acontece quando um calendário, conhecido por sua sensualidade explícita, resolve fazer sua produção em um país um tanto arcaico, e ainda por cima comunista? Com toda certeza do mundo, regras e mais regras teriam que ser seguidas à risca para que o ensaio pudesse acontecer. Foi o que aconteceu com a produção do calendário da Pirelli deste ano de 2008, intituado "Pearls of the Orient" (Pérolas do Oriente).

Este afamado calendário, em sua 35º edição, é uma tradição da empresa de pneus Pirelli, um símbolo de comunicação. Ou também nos sugere a metamorfose da sociedade durante as 35 edições. As fotos de Pearls of the Ocident foram feitas no conservador território da China, mais precisamente na cidade de Shangai. Como diz no próprio site do calendário "Apesar de ser uma das cidades mais modernas do mundo, mantém os elementos da sua História muito bem preservados. A herança da Antiga Concessão Francesa, os esplêndidos jardins, a misteriosa e sensual atmosfera da China proibida, a famosa rua Nanjin Road e as charmosas casas de chá constituíram o cenário perfeito para as fotos."


No total foram 23 fotos, duas para cada mês do ano com excessão do mês de Agosto. Mas, como havia dito logo acima, nem tudo foi como deveria ser num ensaio conhecido por sua sensulidade. Duas regras básicas deveriam ser seguidas à risca: as modelos não poderiam aparecer nuas, e muito menos fumando. O que resultou em fotografias mais comportadas, porém não menos belas.


O fotógrafo responsável por esta edição foi o francês Patrick Demarchelier, que já havia feito o ensaio para o calendário do ano de 2005, realizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Em tempo, duas curiosidade:entre todas as chinesas havia apenas uma brasileira, a modelo Caroline Trentini; a escolha do local para a realização das fotos não foi à toa, já que a Pirelli abriu uma segunda fábrica por lá. Um motivo de US$ 80 milhões.



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial